Desconto de 10% na primeira encomenda. Use o código: LOJAUP10. Portes grátis, para Portugal, a partir de 50€
A Guerra Fria em Manuais de História Europeus
Cristina Maia
A obra
A representação de nós e dos outros encontra-se muitas vezes associada à História que nos foi ensinada, em que o Manual Escolar tem um papel fulcral enquanto recurso de ensino-aprendizagem. Esta obra desenvolve um estudo comparativo do ensino da Guerra Fria em várias áreas da Europa - Europa Ocidental, Europa do Norte e Europa de Leste -, entre o período final da Guerra Fria, década de 1980, e o pós-Guerra Fria, década de 1990. Os objetos centrais deste estudo foram os Manuais Escolares de História de 17 países europeus e, sempre que foi possível, também os seus Programas Escolares. Trata-se de uma investigação pioneira em Portugal, sobretudo pela sua abrangência geográfica, diversidade política e linguística, e tratamento de um acervo documental inédito ou pouco conhecido em Portugal, sediado no Georg Eckert Institut (Alemanha). O estudo encontra os seus interesses no cruzamento entre a História da Educação e a Educação Histórica, elegendo a formação das competências históricas como a sua preocupação e averiguando o contributo do Manual Escolar na formação dos futuros cidadãos.
No ponto de chegada desta viagem trazemos à luz o uso da História de forma bem diferenciada entre três regiões da Europa, geograficamente e politicamente diferentes. Podemos afirmar que a História, para além da sua vocação científica, também pode ter uma função terapêutica e até militante, este último aspeto constatado nas manipulações da história da Guerra Fria.
A autora
Professora Adjunta da Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto, é Doutora em História, Mestre em História Moderna, licenciada em História e profissionalizada pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Investigadora do CITCEM (Centro de Investigação Transdisciplinar Cultura, Espaço e Memória, FLUP) e do InED (Centro de Investigação e Inovação em Educação, ESEPP), é, ainda, membro integrado da International Society for History Didactics da Universidade de Augsburg, Alemanha.
É autora, coautora e coordenadora de obras dedicadas ao ensino da História, nomeadamente manuais escolares da Porto Editora, e tem desenvolvido investigação no campo da História da Educação, Didática da História e Educação Histórica, com especial incidência em espólios documentais como o do Georg Eckert Institut (Alemanha).
Editora: U.Porto Edições
Série: Série Para Saber, 50
Nº edição: 1.ª
Ano de edição: 2016 (novembro)
Tema: Ciências História da Educação/Educação Histórica